quarta-feira, 24 de setembro de 2014

0001) Um blog para Raymond Chandler



Em 2012, encerrei a tradução de uma série de quatro livros de H. G. Wells, encomendados pelo editor Marcelo Ferroni (Alfaguara / Objetiva): A Máquina do Tempo (2010), O Homem Invisível (2011), A Ilha do dr. Moreau (2012) e O País dos Cegos e outras histórias (2014). Para quem estranhar as datas, vale lembrar que depois de terminada a tradução ainda se passa um bom tempo até o livro estar nas livrarias.



A proposta seguinte de Marcelo foi que eu fizesse uma série completa de Raymond Chandler, seis romances e um livro de contos.  Negociamos durante algum tempo, porque eu queria mudar a proposta inicial.  Queria incluir o último romance de Chandler, Playback (1958), que muita gente acha fraco demais; e queria que a editora fizesse um volume com as cartas dele, que acho excelentes.  Por questões contratuais não foi possível, mas assumi a tarefa de fazer tradução, prefácio, e seleção de algum material adicional para cada volume (e aí vão entrar algumas cartas e artigos).

Agora em 2014 serão lançados os livros A Dama do Lago e O Longo Adeus.  Em 2015, deverão sair O Sono Eterno e Adeus, minha adorada.  Os outros virão depois; o sétimo e último será um volume de contos, que (como fiz com O País dos Cegos) eu mesmo escolherei.



Geralmente se diz, quando alguém é muito importante, que "é alguém que dispensa apresentação". Pra mim é o contrário - quanto maior a importância, maior a necessidade de apresentações. Maior a quantidade de idéias e de assunto que o sujeito desperta.  Chandler é, além de um escritor notável (até os seus defeitos são interessantes) uma figura humana fascinante. Daí a idéia de criar este blog para acompanhar o processo de tradução dos livros, e conversar um pouco sobre literatura, romance policial e traduções.

Nos primeiros dias ficarei fazendo algumas experiências com o leiaute e a parte visual do blog, até encontrar um formato satisfatório.

Minha intenção é fazer uma média de duas ou três postagens por semana.  Vamos ver se dá certo!




4 comentários: