Um blog sobre tradução, sobre romance policial e sobre a obra de Raymond Chandler.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
0001) Um blog para Raymond Chandler
Em 2012, encerrei a tradução de uma série de quatro livros de H. G. Wells, encomendados pelo editor Marcelo Ferroni (Alfaguara / Objetiva): A Máquina do Tempo (2010), O Homem Invisível (2011), A Ilha do dr. Moreau (2012) e O País dos Cegos e outras histórias (2014). Para quem estranhar as datas, vale lembrar que depois de terminada a tradução ainda se passa um bom tempo até o livro estar nas livrarias.
A proposta seguinte de Marcelo foi que eu fizesse uma série completa de Raymond Chandler, seis romances e um livro de contos. Negociamos durante algum tempo, porque eu queria mudar a proposta inicial. Queria incluir o último romance de Chandler, Playback (1958), que muita gente acha fraco demais; e queria que a editora fizesse um volume com as cartas dele, que acho excelentes. Por questões contratuais não foi possível, mas assumi a tarefa de fazer tradução, prefácio, e seleção de algum material adicional para cada volume (e aí vão entrar algumas cartas e artigos).
Agora em 2014 serão lançados os livros A Dama do Lago e O Longo Adeus. Em 2015, deverão sair O Sono Eterno e Adeus, minha adorada. Os outros virão depois; o sétimo e último será um volume de contos, que (como fiz com O País dos Cegos) eu mesmo escolherei.
Geralmente se diz, quando alguém é muito importante, que "é alguém que dispensa apresentação". Pra mim é o contrário - quanto maior a importância, maior a necessidade de apresentações. Maior a quantidade de idéias e de assunto que o sujeito desperta. Chandler é, além de um escritor notável (até os seus defeitos são interessantes) uma figura humana fascinante. Daí a idéia de criar este blog para acompanhar o processo de tradução dos livros, e conversar um pouco sobre literatura, romance policial e traduções.
Nos primeiros dias ficarei fazendo algumas experiências com o leiaute e a parte visual do blog, até encontrar um formato satisfatório.
Minha intenção é fazer uma média de duas ou três postagens por semana. Vamos ver se dá certo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sempre acompanhando seus trabalhos! Parabéns pelos novos "filhos"!
ResponderExcluirValeu, Juliana. Dê uma olhada de vez em quando... :-)
ResponderExcluirque legal!!
ResponderExcluir"Data venia", nobilíssima Denise Bottmann, de quem acompanhei o projeto Van Gogh.
ResponderExcluir