domingo, 1 de fevereiro de 2015

0010) The Long Sleep


Durante este final/começo de ano estive envolvido com projetos de trabalho bem urgentes, prioridade absoluta.  Uma das não-prioridades (leia-se: trabalhos não remunerados) que voltou para o fim da fila foi este blog.  Lamento o hiato, reafirmo a intenção de manter esta bola quicando, e vamos em frente.

Após o lançamento de A Dama do Lago e de O Longo Adeus pela Alfaguara em 2014, estou às voltas com os dois lançamentos de 2015, cujas traduções estão sendo revisadas e discutidas, e cujo material extra começa a ser selecionado.  Os livros de 2015 serão The Big Sleep e Farewell, my Lovely.


O Sono Eterno já está na reta final de produção: tradução e textos revisados, capa escolhida, diagramação final em processo.  No momento, estou às voltas com o material adicional de Farewell, my Lovely (cuja tradução já foi entregue, e está em fase de revisão): estou escrevendo o prefácio, selecionando as cartas que entrarão como apêndice, e já entreguei a tradução de “The simple art of murder”, o artigo clássico de Chandler, que republicaremos nesse volume.


Os três volumes já prontos (os dois primeiros já estão nas livrarias) estão, portanto, organizados assim:

I – A DAMA DO LAGO
1.      Prefácio BT
2.      texto do romance
3.      “Doze anotações sobre a narrativa de mistério”
4.      4 cartas: para Erle Stanley Gardner (29-1-1946), Bernice Baumgarten (11-3-1949, 16-4-1951), H. R. Harwood (2-7-1951).

II – O LONGO ADEUS
1.      Prefácio BT
2.      texto do romance
3.      1 carta (para D. J. Ibberson, 19-4-1951)

III – O SONO ETERNO (a ser lançado em 2015)
1.      Prefácio BT
2.      texto do romance
3.      “Roteiristas em Hollywood” (artigo no Atlantic Monthly sobre o cinema dos estúdios)
4.      Cartas: para Alfred A. Knopf (19-2-1939), Charles W. Morton (15-1-1945), Mrs. Robert Hogan (8-3-1947), Hamish Hamilton (4-9-1950, 28-9-1950), Carl Brandt (15-11-1951), Edward Weeks (27-2-1957)

Chamo a atenção dos leitores para esses textos complementares aos romances. Chandler era um grande escrevedor de cartas, nas quais revela muita coisa de sua personalidade que não pode ser visível na obra de ficção, onde ele, filtrando tudo pela consciência de Philip Marlowe, não pode dar rédea solta a sua visão pouco convencional da literatura, do mercado editorial, do romance policial, etc.

Curiosamente, para quem era tão articulado e verboso, ele produziu relativamente pouco artigos para a imprensa, e nesta série de Alfaguara devemos incluir os mais importantes deles. “Roteiristas em Hollywood”, que virá publicado em O Sono Eterno, é um ataque feroz contra a desvalorização do trabalho do roteirista dentro dos grandes estúdios, o tipo do artigo escrito por quem não tem rabo preso e não tem nada a perder.




Um comentário:

  1. Ótima notícia o retorno do blog: achei que tinha largado mão do espaço.

    Em comum, sou de Campina Grande e fã do Chandler, portanto estou sempre de olho aqui e acompanho com atenção seu belo trabalho no relançamento dos livros dele pela Alfaguara. Uma diferença básica, no entanto: sou raposeiro, ainda que muito tolerante em relação aos torcedores da coisa.

    Se tiver paciência, mantenho um site com alguns amigos: http://todososproblemasdomundo.com.br Talvez tenha alguma coisa que interesse.

    Grande abraço, e bem vindo de volta.

    ResponderExcluir